Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

{latest}

Coomigasp retoma áreas de mineração

Presidente da Comigasp, Valter Falcão usando a palavra             Em assembleia geral extraordinária realizada no município de Curion...

Presidente da Comigasp, Valter Falcão usando a palavra
            Em assembleia geral extraordinária realizada no município de Curionópolis (PA), no sábado, 23, de março, pela Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – Coomigasp, foi aprovada a revogação da Carta de Intenção que havia sido celebrada entre o ex-presidente da entidade, Gessé Simão, e a empresa Colossus. Os garimpeiros também participaram das eleições para escolha da Nova Diretoria do Conselho Fiscal da entidade.
        Ao todo foram  2.004 votos a favor, 108 contrários, 9 em branco e 14 nulos, que definiram pela revogação contratual. “Com este resultado, muito comemorado por nós, a Coomigasp fica livre para negociar estas áreas com outras mineradoras ou até mesmo com a própria Colossus, mas com outros percentuais”, afirmou o presidente da cooperativa Valder Falcão. Atualmente a empresa canadense tem 75% da produção mineral e a Coomigasp 25% numa área de 100 hectares. 

CONSELHO FISCAL
Ainda durante o encontro dos garimpeiros em Curionópolis, no domingo, 24, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, para escolha da nova diretoria do Conselho Fiscal da Coomigasp. Ocasião em que 4 chapas estavam na disputa.
Garimpeiros participando da Assembleia Geral
Sendo elas, a chapa 3, encabeçada por Amarildo Gonçalves, que foi eleita com 2.357 votos.  A chapa 1, de João Paz, de Colinas (TO), que conseguiu 484 votos, a chapa 2, encabeçada por Salustiano Assunção, que registrou 86 e a chapa 4, de Antônio Milhomem, que obteve somente 42 votos. Dentre os votos registrados na escolha dos novos membros do Conselho fiscal da entidade, também houve ainda 81 em branco e 54 nulos.  

PRESTAÇÃO DE CONTAS
Na Assembleia Geral Ordinária da Coomigasp, no domingo, 24, também foi colocada em votação as contas da atual diretoria referentes ao exercício de 2012, que foram rejeitadas por 2.189 votos contra, 741 a favor, 129 em branco e 74 nulos, em um total de 3.123 votantes. Com a não aprovação, será contratada  uma empresa especializada em auditagem para fazer uma auditoria nessas.
Na ocasião, o Chefe de Gabinete da cooperativa, Célio Sá, ressaltou que, “o presidente Valder Falcão assumiu a presidência da Coomigasp em 05 de junho de 2012 e em 06 de julho do mesmo ano assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC),  com o Ministério Público do Pará. Compromisso este que tem sido cumprido na íntegra tanto pela nossa diretoria como pelo Grupo Work, uma empresa de consultoria e gestão financeira contratada pela Coomigasp. Portanto, não temos nada a temer quanto a esta questão”, disse ele.  

POSSE DO CONSELHO FISCAL
Amarildo é o novo presidente do Conselho Fiscal
Os novos membros eleitos para o Conselho Fiscal foram empossados ainda domingo. Na segunda-feira, dia 25, pela manhã, assumiram de fato o conselho para um mandato de um ano. Ficando assim constituído o órgão: Amarildo Gonçalves -Presidente, Comandante Sousa e Hélio Goulard e mais três suplentes.
Na tarde de segunda-feira, o presidente Valder Falcão e outros diretores da cooperativa se reuniram com Amarildo Gonçalves.  Cujo teor do encontro definiu por uma convivência amigável entre o Conselho Fiscal e o Conselho Administrativo da cooperativa.
“Em clima harmônico, com o objetivo único de fazer com que chegue até os garimpeiros os dividendos da produção mineral da nova mina e da produção oriunda da montoeira. Ambas previstas para o segundo semestre deste ano”, enfatizou o chefe de gabinete, Célio Sá.
O presidente Valder Falcão convidou Amarildo Gonçalves para acompanhá-lo à Brasília, para reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Por motivos particulares, o novo presidente do Conselho Fiscal indicou um representante para participar do encontro na capital da República. 
Os líderes garimpeiros foram comunicar ao ministro, os resultados das duas assembleias realizadas no final de semana. “Esta viagem da diretoria à Brasília é muito importante para levar ao conhecimento do ministro Edison Lobão, mais uma vez, tudo que ocorreu em Curionópolis nos últimos dias e deixar claro que estamos trabalhando com total transparência e responsabilidade”, declarou o Diretor Administrativo da cooperativa, Pedro Gomes.
            Amarildo Gonçalves também na segunda-feira, participou de uma reunião interna na Coomigasp, que reuniu os membros da atual  diretoria administrativa e os membros do novo Conselho Fiscal. Além  de advogados e partes interessadas no procedimento do registro da ata das decisões da categoria, firmadas durante as assembleias. 

PRODUÇÃO MINERAL
Segundo informações da diretoria da Coomigasp, a previsão é de que a produção mineral dos 100 hectares comece em julho. Como também a produção da montoeira ainda este ano, “quando os garimpeiros deverão passar a receber os dividendos oriundos desta mega produção de ouro, platina e minério”, ressaltou o Diretor de Produção da cooperativa, José Ribamar. 

DEPUTADO WANDENKOLK
Dep. Wandenkolk
“Precisamos reparar um grande equívoco do Estado brasileiro e restaurar o respeito que o país deve aos garimpeiros”. A frase é do deputado federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA), presidente da Comissão Especial criada na Câmara dos Deputados para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 405/09, que inclui garimpeiros e pequenos mineradores no Regime Geral da Previdência Social, ao lado de agricultores familiares, parceiros, meeiros e pescadores artesanais.
          Wandenkolk também marcou presença durante o encontro dos garimpeiros nos dias 23 e 24 de março em Curionópolis. Ocasião em que falou à reportagem da FOLHA DO TRABALHO, sobre a PEC  proposta pelo deputado Cleber Verde (PRB-MA), que se for aprovada, dará aos garimpeiros e pequenos mineradores o direito de receber aposentadoria no valor de um salário mínimo, dentre outros benefícios.
“Essa Comissão vai mostrar ao Brasil que restaurar o direito dos garimpeiros à aposentadoria é uma questão de justiça e um dever do Congresso Nacional”, afirmou o deputado Wandenkolk. Para ele, a questão está acima de partidos políticos e de interesses pessoais.
O deputado federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) anunciou ainda, que sua viagem a Serra Pelada, no município de Curionópolis, foi para verificar “in loco” os graves acontecimentos relacionados à parceria entre a empresa canadense Colossus Minerals e os mais de 38 mil garimpeiros sócios da Coomigasp.
Na qualidade de presidente da Subcomissão Permanente que acompanha a Implantação de Grandes Projetos Minerais no Pará – que funciona no âmbito da Comissão de Minas e Energia da Câmara – o deputado decidiu verificar as denúncias que tem recebido de centenas de garimpeiros. “É necessário entender melhor o que se passa nessa parceria firmada entre a Cooperativa dos Garimpeiros e a Colossus”, disse Wandenkolk.

3 comentários

  1. so quero saber venho acompanhando isso a varios anos pois sou filho de garimpeiro e todas que chaga perto de ano politico voces dizem que os garimpeiros vao receber algo e ate agora eles so gastaram com viagens com mensalidades alem deles nao ganhar nada voces ainda tiram o pouco q eles tem isso e roubo nessa altura apareçe veriadores deputados e outros so para enganar mais ainda essa classe sofrida e esquecida

    ResponderExcluir
  2. não acredito nisso, tudo isso só é embromação, para mas uma vez enganar os garimpeiros que já estão saturados com tantas mentiras e papo furado.sejam responsaveis e paguem o que vcs devem aos garimpeiros.

    ResponderExcluir
  3. eu acredito que isto nao passsa de enganaçao com esse povo sofrido. eu gostaria de saber a onde esta o minerio retirado esses anos todos que essa empresa retirou da serra pelada, disendo ser pesquisa os nossos governantes tem que tomar alguma providencia sobre esse assunto,ade o ministerio de minas e energia que se faz de sego

    ResponderExcluir