Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

{latest}

Alunos da Creche-Escola Sementinha visitam Museu do Reggae e Casa do Maranhão, na Praia Grande

  Diretora da Creche-Escola Sementinha, Cynthia Vieira, afirmou que passeio faz parte das atividades preparatórias para a 16ª Mostra Cultura...

 


Diretora da Creche-Escola Sementinha, Cynthia Vieira, afirmou que passeio faz parte das atividades preparatórias para a 16ª Mostra Cultural da escola

Alunos da Creche-Escola Sementinha participaram de um passeio pelo Centro Histórico de São Luís, na manhã desta terça-feira (17). O grupo percorreu ruas da Praia Grande que compõem o belo conjunto arquitetônico, tombado pela Unesco. A visita seguiu pelo Museu do Reggae, Rua da Estrela, Rua Portugal e foi concluído na Casa do Maranhão.

De acordo com a diretora da Creche-Escola Sementinha, Cynthia Vieira, o passeio faz parte das atividades preparatórias para a 16ª Mostra Cultural da escola. 

“O evento acontecerá no dia 10 de novembro e vai reunir toda a comunidade escolar, abordando as tradições nordestinas. Por isso, trouxemos a turma do 5º ano para essa visita, pois eles vão apresentar a história e cultura maranhense”, explicou.

Durante a visita ao Museu do Reggae, os alunos aprenderam sobre o ritmo que fez de São Luís a Jamaica Brasileira e conheceram o espaço, que conta a história do reggae no Maranhão a partir de um rico acervo, com discos raros, vídeos e fotos históricas, moda reggae ao longo do tempo, além de depoimentos gravados com personagens da cena reggae.


O aluno Luiz Felipe, de 10 anos, disse entusiasmado que quer aprender muito mais sobre a história do Maranhão. “Eu nunca tinha vindo aqui no museu e gostei muito, é bem interessante. Aprendi muito sobre essa importante manifestação cultural da nossa cidade”, destacou. 

Casa do Maranhão

A Casa do Maranhão foi outro ponto visitado. No espaço, os estudantes aprenderam sobre as principais manifestações culturais do estado, como o bumba meu boi, o tambor de crioula e a Festa do Divino Espírito Santo. 

Após um breve resumo sobre o bumba-boi e suas diferentes versões, uma das primeiras informações recebidas pelos visitantes foi que há mais de 450 grupos de boi no estado, divididos em cinco diferentes sotaques, a partir dos quais os grupos apresentam diversos ritmos, danças, instrumentos, músicas, personagens, dramas e indumentárias. 

A estudante Catarina Pestana disse que aprendeu muito com as visitas e que pretender ir mais vezes ao Centro Histórico conhecer os outros museus.

“Ver essas exposições me deixou maravilhada e me lembrou de toda a beleza e diversidade cultural que tem no Maranhão”, concluiu. 

Crédito Agência Assembleia 

 

Nenhum comentário