Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

{latest}

Jornal Folha do Trabalho entrevista em Brasília Leôncio Lima representante do COMEFC

JF (Carlitinho) – Como o Senhor sai de Brasília onde houve uma reunião deliberativa para serem tratado assuntos de interesse do Maran...



JF (Carlitinho) – Como o Senhor sai de Brasília onde houve uma reunião deliberativa para serem tratado assuntos de interesse do Maranhão, também do Pará e do Brasil?

Leôncio Lima: Saio feliz pelo Maranhão ter mostrado a participação através do Consórcio COMEFC, pois conseguimos mostrar e debater o que ele defende que é a distribuição das compensações de forma tranquila e transparente para os municípios. Ao mesmo tempo saio triste, porque eu vi a participação de apenas um Deputado Federal, que é o Cleber Verde. Nós temos 18 (dezoito) Deputados na bancada maranhense, então isso é um absurdo, e um desrespeito aos municípios que enfrentam dois grandes  problemas: 1 – As compensações ambientais que não chegam, os municípios estão sendo degradados.; 2 – O baixo índice de desenvolvimento humano, tivemos onze municípios que tiveram regressão no IDH desde 2010. Eu vejo isso de forma preocupante e entendo que o Deputado Cleber Verde, juntamente com a nossa presidente Cristiane Damião, vão atuar de forma muito forte para que até dia 20/09, lá em São Luís, nós consigamos colocar o maior número possível de Deputados Federais da bancada maranhense para gritarem juntos com o consórcio, e buscarem o melhor índice que realmente possa refletir em um número significativo para desenvolvermos o estado do Maranhão.

JF (Carlitinho): A que o Sr. atribui a não presença dos deputados da bancada maranhense neste encontro?

Leôncio Lima: Tomara que não seja articulação política, porque estão dando um tiro no pé do estado, a mineração traz divisas para o Maranhão e por isso deve ser apoiado por todos, independentemente de oposição ou situação. Quero conclamar neste momento que todos participem deste trabalho.

JF (Carlitinho): Haverá e já houveram várias reuniões em torno desse corredor da “VALE” a partir da união destes municípios. O Sr. acha que a “VALE” já tomou alguma atitude em benefício à COMEFC e aos municípios maranhenses?

Leôncio Lima: Deixa muito a desejar. Esperávamos muito mais da “VALE” que teve uma atitude muito tímida. Ela pode atuar e melhorar a participação junto a cada município em termos de contribuição sócio econômica e ambiental. Iniciamos outra conversa e esperamos evoluir mais nos próximos dias. 


Nenhum comentário