Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

{latest}

Jornal Folha do Trabalho entrevista em Goiânia o Contramestre Moçambique Presidente do Grupo de Capoeira Herança Guerreira que tem como vice-presidente Daiane Morena.

Jornal Folha do Trabalho (Carlitinho): Moçambique, nós observamos o trabalho que vocês estão prestando a esta comunidade e para a so...



Jornal Folha do Trabalho (Carlitinho): Moçambique, nós observamos o trabalho que vocês estão prestando a esta comunidade e para a sociedade de um modo geral. Sabemos que você já esteve fora do País. Qual a satisfação de retornar e realizar um trabalho tão fantástico coordenando este grupo não só aqui como em outras cidades do Goiás?

Contramestre Moçambique: A sensação é muito boa, é a satisfação do dever cumprido. Eu saí do meu País, não tive apoio algum. O poder público não patrocina como deveria os nossos atletas. Acho que ficam preocupados excessivamente com o futebol, creio que por conta da mídia em todos os sentidos, esquecendo as demais modalidades. Não falo só da capoeira, mas do karatê, judô, jiu-jitsu, kung-fu, e tantas outras.
Eu destaco a capoeira por que é algo 100% brasileiro e protegido pelo patrimônio cultural e material do Brasil, ou seja, o Governo Federal deve apoiar.
Fora do País eu desenvolvi e tenho vários programas dentro de órgãos federais americanos. O projeto se chama “Boys and Girls Club”, conhecido como after school, para as crianças da rede pública de educação, ou seja, após a aula, praticam essas atividades extracurriculares. Eu consegui implantar a capoeira dentro desses projetos. Só posso te dizer que é sucesso total no país! Então sensação de dever cumprido fora do País.
Aqui como você pode ver a quantidade de crianças em apenas um dos nossos núcleos; mas temos vários núcleos em Goiás e Goiânia, também em Minas Gerais. Desenvolvemos sim esse trabalho de capoeira de gingar e respeitar. Só tenho a agradecer a Deus pelo sucesso do grupo Herança Guerreira.



Jornal Folha do Trabalho (Carlitinho): São quantos grupos hoje coordenados pela sua pessoa, como professor e como mestrado nesta área?

Contramestre Moçambique: O grupo é só um. Agora núcleos temos bastante, em Goiás, por exemplo, temos em Aparecida de Goiânia, Trindade e Goiânia. Fora daqui como já havia dito temos em Belo-Horizonte Minas Gerais, fora do Brasil: Estados Unidos em oito estados. Atuamos também no Panamá e México. A partir de novembro levaremos o projeto para o Vietnã. Graças a Deus a capoeira está ganhando o mundo.

Jornal Folha do Trabalho (Carlitinho): Hoje você recebeu a visita do Presidente da Federação de Capoeira de Goiás “Mestre Pança”. Pelo que sabemos Mestre Pança convidou o grupo herança para participar de um evento em Belém do Pará, pode falar um pouco mais sobre o assunto?

Contramestre Moçambique: É o campeonato brasileiro de capoeira que acontece anualmente. Para mim é uma honra poder participar de um evento dessa magnitude que envolve o Brasil inteiro, lembrando que para estar lá contamos com a parceria de vários empresários, porque mais uma vez o apoio da Secretaria de Esportes é insuficiente para o tamanho do evento.

Jornal Folha do Trabalho (Carlitinho): Quantos anos de existência do grupo herança guerreira?
Contramestre Moçambique: O grupo foi fundado há 04 (quatro) anos, mas na capoeira eu estou há 22 (vinte e dois) anos. Comecei com o saudoso e querido mestre Laçador do Grupo de Capoeira Nativo e com a perca dele na direção e o seu falecimento fui para outros grandes grupos de capoeira, e atualmente há 04 anos nesse grande grupo Herança Guerreira.



Jornal Folha do Trabalho (Carlitinho): A experiência de ter estado lá fora, o que mais marcou a sua vida e o seu trabalho?

Contramestre Moçambique: O que mais me marcou é que nós brasileiros somos um povo que ainda não sabemos usufruir dos recursos que temos muita coisa nas mãos de poucos, onde poucos têm muito e muitos têm nada. Essa visão que tenho de primeiro mundo tento passar para os meus alunos, com educação e estudo, para que eles possam saber que na hora de votar, o seu voto não possa ser massa de manobra política. Conscientizo que o voto é muito mais que um simples apertar o verde. Eu digo sempre o seu voto pode mudar o nosso país para melhor. E mais, digo que o estudo e a educação é o mais importante. “Uma pessoa inteligente é difícil de ser manobrada e manipulada”. Eu faço a minha parte formando não apenas capoeiristas, mas cidadãos de bem e atletas divulgadores da nossa cultura.



Jornal Folha do Trabalho (Carlitinho): Para que fique melhor entendido você pode se qualificar melhor?



Contramestre Moçambique: O nome do grupo é: Grupo Internacional de Capoeira, Herança Guerreira. Presidente: Contramestre Moçambique, Nome: Alcimar da Conceição Borges.

Nenhum comentário