Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

{latest}

ENTREVISTA EM BRASÍLIA COM ALUÍSIO SANTOS, SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA DE CHAPADINHA/MA

Folha do Trabalho (Carlito): Aloízio, já são sete meses de governo da prefeita Ducilene Belezinha em Chapadinha/MA, eleita pelo PRB, ...



Folha do Trabalho (Carlito): Aloízio, já são sete meses de governo da prefeita Ducilene Belezinha em Chapadinha/MA, eleita pelo PRB, e o senhor está desde o início da jornada. Como é a sua avaliação desse curto período de gestão?

Secretário Aluísio Santos: Até agora está sendo satisfatório, apesar de termos encontrado Chapadinha com débitos em todas as esferas que se possa imaginar. Mas passamos esse período buscando mecanismos junto aos nossos deputados federais e as forças políticas que temos no estado. Agora podemos dizer que nosso município está apto a receber esses recursos. Para sair da inadimplência entramos com várias ações na justiça, para que pudéssemos estar embasados na lei. Só para vocês terem uma ideia, fundo a fundo, estado e município, nós tivemos um milhão e meio para poços artesianos e desse montante só haviam sido iniciados dois poços apenas eram para ser um total de 10. E para concluir, desses dois, só um tem água. Resumindo ainda mais problemas com convênios para escolas, enfim um caos total. Encontramos mais de 60 escolas inviáveis para lecionar. Postos de saúde precários.
Sem prestar contas fica difícil angariar mais recursos, então foi isso que fizemos, ou seja, arrumamos a casa e agora buscamos tais recursos para investimentos.
A comunidade de Chapadinha tem ciência dos fatos, mas, estamos com essas forças políticas, como o Deputado Federal Cleber Verde, que sempre tem estado ao nosso lado e disposto a nos ajudar. Só no INSS parcelamos 14 milhões, no IPC (regime próprio) foram mais de cinco milhões em parcelamentos para quitar. Então a ajuda do Deputado Cleber Verde foi fundamental para tirarmos o município da lama.
As estradas estavam há mais de 12 anos abandonadas, nós temos 127 escolas migratórias no município com 9 e 10 alunos cada. Nós vamos polarizar essas escolas colocando a frente à qualidade do ensino e em segundo lugar condições para os profissionais de ensino. Nosso município está abandonado há mais de 24 anos! É muito tempo.
O que nós queremos nesses quatro anos de governo é com a nossa força e a força e capacidade da prefeita Ducilene Belezinha, temos certeza que Chapadinha vai fazer história de progresso em nossa gestão.  Como nos discursos o lema era “VAMOS FAZER 40 ANOS EM quatro”.

Folha do Trabalho (Carlito): Depois dos sete meses, qual é o diagnóstico que o senhor vê? Qual a cara de Chapadinha neste momento? O que a comunidade pode esperar dessa gestão?



 Secretário Aluísio Santos: Confiar sempre. Estamos à frente da prefeitura nesse período, mas já conseguimos a patrol, a retroescavadeira, já conseguimos carros pipa, caçambas. Os projetos para a melhoria da saúde já estão sendo viabilizados.  Hoje nós temos três grandes mulheres para fazer a mudança: A prefeita Belezinha, uma pessoa pé no chão, comprometida com os recursos públicos. No Estado temos a governadora Roseana Sarney que nos dá todo apoio, e, temos em Brasília a nossa presidenta Dilma.  E mais temos homens também o Deputado Cleber Verde, o Deputado Chiquinho Escórcio. Estamos com tudo para fazer com que Chapadinha mude sua história e seja uma referência.

Folha do Trabalho (Carlito): A prefeita lhe deu carta branca para falar em nome do município, por isso eu pergunto: Como está a relação com a Câmara de Vereadores em Chapadinha?

Secretário Aluísio Santos: Temos um convívio estreito com o legislativo, mas temos que trabalhar juntos, temos que unir forças e ter a vontade de fazer. Iniciamos o governo com oito vereadores e hoje nós contamos com dez na Câmara. Temos a maioria, mas mesmo assim temos o diálogo com a oposição. Temos que agora esquecer a queda de braço da política e pensar apenas em gestão, trabalhar unidos no sentido de desenvolver o município. Esse é o sentimento da prefeita Belezinha, a vontade de realizar tudo aquilo que se propôs a fazer, com ajuda de todos. Temos 800 mil habitantes. É hora de mudar chega de roubalheira e vamos trabalhar para o povo. Obra é para ser feita, iniciada e concluída.

Folha do Trabalho (Carlito): As obras inacabadas e a inadimplência. Como penalizar os gestores anteriores?

Secretário Aluísio Santos: Classificamos como herança maldita. Vasculhamos tudo e para ter acesso a toda documentação tivemos várias barreiras. Contamos com Advogado Carlos Sérgio que está à frente da nossa assessoria jurídica. Estamos entrando com todas as ações necessárias na justiça, para responsabilizar os outros gestores, pois não podemos nos responsabilizar por isso, já bastam às obras inacabadas que teremos que concluir. Seja lá quem for, vai pagar pelo que é justo e de direito. O recurso e o dinheiro do povo tem que ser aplicado.  Comprovem as ações da Prefeita Belezinha e notem a diferença é simples de se notar. Todos comprometidos não têm como esse governo dar errado. Com a parceria do Governo Federal, Estado e Município nós vamos dar uma grande alavancada nessa região.

Folha do Trabalho (Carlito): Quais são as suas considerações finais?


Secretário Aloízio: Tenho a dizer ao povo que estamos tralhando há mais de 13 anos na comunidade, principalmente com o projeto evangelístico e que nós temos uma grande alegria. O maior salário que eu posso ter é ver o povo recebendo o que lhe é de direito. Educação e Saúde de qualidade. Vamos acabar com analfabetismo da nossa gente são mais de 12.000 nessa situação. A educação mudará a nossa história.

Nenhum comentário