Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

{latest}

Presidente da Famem cumpriu vasta agenda em Brasília em defesa dos municípios

Presidente da FAMEM, prefeito Gil Cutrim Logo após ser empossado na presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAM...

Presidente da FAMEM, prefeito Gil Cutrim

Logo após ser empossado na presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), cumpriu, uma vasta agenda de trabalho em Brasília, no início do mês de março. Na programação, constou reuniões com a bancada federal maranhense para tratar de assuntos de interesses dos municípios; visita ao ex-presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP); inspeção ao escritório da FAMEM na capital federal; além de participação no movimento dos prefeitos e prefeitas brasileiras que foram cobrar a derrubada dos vetos à lei dos royalties do petróleo.
            A Medida Provisória com o veto estava em vigor desde dezembro do ano passado, especificando que a nova regra de distribuição valeria apenas para contratos de concessão licitados a partir deste ano. Com a votação em sessão conjunta da Câmara e do Senado, deputados federais e senadores garantiram vitória aos municipalistas.
Para Gil Cutrim, o resultado da votação prova que a mobilização, iniciada ainda no ano passado, surtiu efeito. Ele destacou o papel da Famem na articulação com a bancada federal maranhense. O próprio presidente passou os últimos três dias em Brasília, com os representantes do estado.
"Há que se destacar essa integração da Famem com a nossa bancada federal e, também, o empenho dos nossos deputados. Todos participaram da sessão conjunta do Congresso e todos votaram pela derrubada dos vetos, o que mostra, ainda, que toda essa mobilização dos prefeitos surtiu efeito", pontuou.
O peemedebista ressaltou, ainda, o incremento orçamentário que todos os municípios maranhense terão assim  que começar a vigorar o novo modelo de redistribuição dos royalties do petróleo. Segundo ele, a medida "fortalecerá o municipalismo".
"Essa derrubada dos vetos fortalece e valoriza os municípios, em especial os do Maranhão", completou.
No total, os municípios maranhenses receberão em 2013, R$ 200,4 milhões - seriam apenas R$ 35,7 pela fórmula antiga. O rateio entre as prefeituras atende ao critério de divisão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A lista completa de quanto cada município do Maranhão receberá pode ser acessada no site da Famem (www.famem.org.br)

VISITAS
Gil Cutrim durante visita ao
Senador José Sarney
Durante a visita de cortesia ao ex-presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), Gil Cutrim fez um breve resumo das ações que executará durante seu mandato como presidente da entidade municipalista. Também o presidente da FAMEM esteve reunido com o ministro Gastão Vieira, ocasião na qual tratou de assuntos que deverão beneficiar os municípios maranhenses no setor do turismo.
Gil Cutrim visitou, ainda, o escritório da Federação em Brasília que, nas próximas semanas, deverá receber alguns investimentos no sentido de torná-lo mais eficiente no trabalho de assessorar prefeitos e prefeitas maranhenses que se deslocarem até a capital federal. Ainda em Brasília Gil Cutrim esteve reunido com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Roberto Ziulkosk.

MISSÃO
Ao ser empossado no dia 27 de fevereiro, para o biênio 2013/14, como presidente eleito da FAMEM,  o prefeito Gil Cutrim (PMDB), destacou que: "Nossa missão é fortalecer os municípios, independentemente de ideologias partidárias. Trabalhar em parceria com os Governos do Estado e Federal no sentido de dotar as prefeituras maranhenses das condições necessárias para desenvolver as políticas públicas que os maranhenses precisam".

AÇÕES
Entre as ações que pretende executar nestes próximos dois anos, Gil Cutrim destacou levar a FAMEM para o interior do Maranhão através, por exemplo, da realização de seminários técnicos ou audiências públicas permanentes, nos quais, a FAMEM conversará diretamente com o povo e seus gestores; implantar um núcleo da Federação na Região Tocantina, mais especificamente em Imperatriz, segunda maior cidade do nosso Estado.
Vai também fortalecer o núcleo da entidade em Brasília como forma de oferecer um suporte maior aos prefeitos e prefeitas que se deslocarem até à capital federal; aproximar, cada vez mais, as gestões municipais dos órgãos de controle externo, pondo fim ao estigma de que "estes órgãos apenas servem para punir" e defendendo a ideia de que tais órgãos podem, e devem, auxiliar os gestores na execução de administrações organizadas e transparentes.
Gil Cutrim destacou também que  lutar para que os municípios maranhenses não continuem sendo penalizados com a diminuição de recursos oriundos de repasses do FPM e Fundeb, por exemplo; irá formalizar parcerias com os Governos do Estado e Federal no sentido de promover políticas públicas eficientes e necessárias em todos os municípios maranhenses; promover a Marcha dos Prefeitos do Maranhão, movimento que objetivará, além de fortalecer a união dos gestores e gestoras, levar aos representantes dos Governos do Estado e Federal as necessidades dos municípios.
E que pretende manter um permanente diálogo com a classe política, em especial a bancada maranhense em Brasília, para que os interesses dos municípios maranhenses sejam atendidos junto ao Governo Federal; irá viabilizar o projeto de construção da sede própria da FAMEM, um sonho de todos os presidentes que passaram por esta entidade; implantar um setor de programas e projetos tendo como objetivos a elaboração, acompanhamento e prestação de contas dos municípios; criar um núcleo que auxiliará prefeitos e prefeitas na revisão e negociação das dívidas do INSS e dos precatórios, além de um setor de auditoria que preste assessoria aos municípios na área contábil e tributária; fortalecer as Associações Regionais; trabalhar pela efetiva metropolização da Grande Ilha de São Luís. 

Nenhum comentário